Lançamento do livro “O legado econômico e social da COVID-19 no Brasil e em Santa Catarina”

13/03/2023 16:48

Fome no estado de Santa Catarina: evolução, raízes e perspectivas em período de múltiplas crises  –  Este é o título do capítulo de livro escrito pela docente Cristine Garcia Gabriel, os discentes do PPG de Nutrição da UFSC, Milena Corrêa Martins e Murilo Lyra Pinto, em conjunto com o egresso do Curso de Nutrição da UFSC Mick Lennon Machado e com o Professor Lauro Mattei do PPG de Administração da mesma Universidade.

O capítulo faz parte do livro “O legado econômico e social da COVID-19 no Brasil e em Santa Catarina”, que será oficialmente lançado no dia 21 de março de 2023, às 18h30min no Centro Socioeconômico da UFSC.

O capítulo resgata a história da fome no Brasil, e destaca que o aumento expressivo da insegurança alimentar nos últimos anos, não pode ser encarado apenas como resultado da pandemia de COVID-19. A fome no Brasil e em Santa Catarina tem origem nas desigualdades socioeconômicas vivenciadas pelas famílias brasileiras, diante de uma agenda neoliberal adotada principalmente pelos governos Temer e Bolsonaro, caracterizada por forte austeridade fiscal, precarização do trabalho e da renda, por cortes em políticas de proteção social e falta de investimento em medidas para controle da pandemia.

Os autores argumentam que, apesar de Santa Catarina possuir bons indicadores socioeconômicos e menores níveis de insegurança alimentar em comparação a outros estados, as crises política, econômica e sanitária agravaram o desemprego, a renda e a fome entre os catarinenses. A prevalência de insegurança alimentar em Santa Catarina passou de 11% em 2013, para 41% em 2022, sendo que a insegurança alimentar grave (condição análoga à fome) atingiu cerca de 350 mil catarinenses no último ano.

Apenas 10% dos municípios catarinenses aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Poucos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional foram implantados no estado, que atualmente não possui um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional em vigência. Este cenário impõe a urgência de se repensar aspectos da governança da segurança alimentar e nutricional e a condução das políticas públicas em Santa Catarina, como condição para superar o avanço da miséria e da fome.

Os autores também fazem parte da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional – TearSAN (https://tearsan.ufsc.br), grupo vinculado ao Departamento de Nutrição da UFSC, e que atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão com foco na garantia do direito humano à alimentação adequada.

O livro pode ser adquirido na loja online da editora Insular (insular.com.br) e o capítulo pode ser acessado gratuitamente através do seguinte endereço: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/revistanecat/article/view/5609