Projetos de Extensão

Nome do projeto: Ambulatório nutricional para pacientes com diabetes mellitus do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani São Thiago, Florianópolis, SC.

Professor responsável: Débora Kurrle Rieger Venske

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

Oferece orientação e acompanhamento nutricional aos pacientes com diabetes mellitus atendido no ambulatório do Hospital Universitário Polydoro Ernani São Thiago, visando hábitos alimentares que corroborem para alcançar o controle glicêmico ideal e evitar complicações crônicas associadas à doença, através de metodologias que favoreçam a adesão ao tratamento. Oficinas culinárias e encontros em grupo. Oferecer orientação aos diabéticos quanto às mudanças de hábitos alimentares associadas ao DM acompanhando os mesmos em consultas periódicas. Determinar o estado nutricional dos diabéticos através da avaliação nutricional antropométrica, anamnese alimentar e pesquisa de sinais e sintomas clínicos.

Horário e local de atendimento: Terças-feiras das 13hs às 16hs na Ala B dos ambulatórios do HU.

Não há necessidade de triagem, mas é preciso encaminhamento pela equipe para agendamento de consulta.

Telefone/ e-mail para maiores informações: 48 37272894, projetominhaglicemia@gmail.com; Instagram @minhaglicemia ou diretamente no HU.

 

Nome do projeto: Ações para apoio, estudo e ensino em alimentação e nutrição humana saudável: vegetarianismo e contribuições ao onivorismo.

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: Avaliação nutricional e alimentar e  orientação nutricional e alimentar para vegetarianos (preferencial) e pretendentes ao vegetarianismo.

Horário e local de atendimento: Segunda-feira das 8:30 as 12:30h

Inscrições via abertura das mesmas pelo projeto amanhecer- HU  (ocorre uma vez a cada 2 meses por dois dias de inscrições aberto a comunidade) . Aberto a vegetarianos e pretendentes ao vegetarianismo.

Telefone/ e-mail para maiores informaçõesprojetoveg15@gmail.com e  ge.amanhecer@gmail.com . Projeto amanhecer (telefone 37218055)

 

Nome do projeto: Ambulatório Nutricional de Dieta Cetogênica Para Pacientes com Epilepsia Refratária

Professor responsável: Débora Kurrle Rieger Venske; Julia Dubois Moreira; Leticia Carina Ribeiro da Silva

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: Atendimento à pacientes com epilepsia refratária

Horário e local de atendimento: sextas-feiras das 13h as 16hs no HU – SASC

Telefone/ e-mail para maiores informações:  

dietacetogenicahuufsc@gmail.comjuliamoreira@gmail.com e agendamento com encaminhamento via serviço de neurologia do HU e do hospital Celso Ramos

 

Nome do projeto:Promoção Aleitamento Materno HU-UFSC

Professor responsável: Letícia Carina Ribeiro

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: Orientação e acompanhamento para mães e bebês sobre aleitamento materno.

Horário e local de atendimento: de Segunda a Sexta das 07h as 19h no CIAM – Central de Incentivo ao Aleitamento Materno. Sem necessidade de agendamento, atendimento por ordem de chegada.

Telefone/ e-mail para maiores informações:  no CIAM/HU/UFSC ou pelo telefone (48)37218019

 

Nome do projeto: Ambulatório de Nutrição para indivíduos com doença celíaca

Professor responsável: Amanda Bagolin do Nascimento

 Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: O único tratamento para a Doença Celíaca consiste na exclusão vitalícia do glúten da dieta. Embora o tratamento seja eficaz, a dieta isenta em glúten é complexa e os indivíduos necessitam de educação nutricional e de acompanhamento com nutricionista.  Nesse sentido o ambulatório se propõe a realizar atendimento clínico-nutricional para adultos com diagnóstico de doença celíaca. Os atendimentos são realizados em ambulatório localizado no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) e são conduzidos pela coordenadora do projeto e por estudantes extensionistas do Curso de Nutrição UFSC. No ambulatório são realizadas a avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar dos pacientes, além do diagnóstico e intervenção nutricional. Além disso, semestralmente são propostas oficinas culinárias em grupos.

Horário e local de atendimento: Segundas-feiras das 08 h 30 min às 12 horas, na Ala B dos ambulatórios do HU. É necessário encaminhamento via SISREG (centro de saúde) ou interno do hospital.

Telefone/ e-mail para maiores informações: (48) 37272894, ambulatorio.gluten@gmail.com

 

Nome do projeto: Liga Acadêmica de Neurociência do Comportamento Alimentar

Professor responsável: Luciana da Conceição Antunes

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

Tem finalidades acadêmicas (ensino e pesquisa) e assistenciais (prevenção, rastreio e cuidados) relacionados à temática de comportamento alimentares disfuncionais.

Horário e local de atendimento: Terças-feiras das 18h30 às 20h. Sala 900 do CCS/UFSC.

Telefone/ e-mail para maiores informaçõeslancaufsc@gmail.com / Instagram: @lanca.ufsc

 

Nome do projeto: Ambulatório de Comportamento Alimentar

Professor responsável: Luciana da Conceição Antunes

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: Atendimento de pacientes encaminhados pelo SASC/HU.

Horário e local de atendimento: Terças-feiras das 08:00 às 12:00 e sextas-ferias das 13:30 às 17:30, no SASC/HU.

Telefone/ e-mail para maiores informações: via SASC/HU.

 

Nome do projeto: Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina – CECANE/SC.

Professor responsável: Janaina das Neves

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O CECANE/SC presta apoio técnico e operacional à rede estadual de educação e municípios Catarinenses a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As ações oferecidas são voltadas para os gestores, nutricionistas, membros dos conselhos de alimentação escolar, cozinheiros escolares, agricultores familiares, profissionais de educação, demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar e compreendem assessoria técnica sobre o PNAE, desenvolvimento de formações, pesquisas e o atendimento ao público na resolução de dúvidas gerais sobre o Programa.

Horário e local de atendimento:

De segunda à sexta feira, das 8h às 12h e das 13:30 às 17:30. Caso necessário, entre em contato pelo e-mail: cecanesc@contato.ufsc.br

Local: Departamento de Nutrição, sala 220. Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), Bloco A. Campus Universitário – Trindade-Florianópolis/SC. CEP: 88040-900

Telefone/ e-mail para maiores informações: Contato: cecanesc@contato.ufsc.br – Endereço eletrônico: www.cecanesc.ufsc.br – Instagram: @cecanesc – Facebook: @CecaneSc

 

Nome do projeto: Nutrição é na Cozinha!

Professor responsável: Manuela Mika Jomori

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O projeto foi desenvolvido no início da pandemia de COVID-19, tendo atualmente ampliado o público de atendimento. O principal contato do projeto com o público tem sido o perfil do Instagram @nutricaoenacozinha. Recentemente, o projeto realiza oficinas culinárias e educativas sobre nutrição, culinária e alimentação saudável em escolas, ONGs e na UFSC nos laboratórios do Departamento de Nutrição. Atende assim, estudantes universitários, idosos, escolas e ONG (que atendem crianças e/ou adolescentes) e público geral (a depender da demanda e agendamento). O projeto conta com parceria da equipe ENACTUS da ESAG/UDESC, sendo uma vertente do projeto Transcenda desse grupo (@enactusesagudesc) que organiza as atividades nas escolas e ONGs, buscando a inclusão de conteúdos do @nutricaoencozinha nessas instituições e para o público de crianças e adolescentes. Além disso, o projeto conta com financiamento do CNPq e apoio da PROEX e PROPES1/UFSC.

Horário e local de atendimento: Terças e Sextas pela manhã (a agendar)

Telefone/ e-mail para maiores informações: (51) 98180-5561 (WhatsApp) / nutricaoenacozinha@gmail.com

 

Nome do projeto: Programa Nutrição na Terceira Idade (NUTI)

Professor responsável: Júlia Dubois Moreira

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O NUTI é um ambulatório de atenção à saúde nutricional de idosos participantes das atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). São oferecidas consultas individualizadas gratuitas aos interessados em cuidar da alimentação e adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, voltados às necessidades de cada indivíduo. Os atendimentos ocorrem duas vezes por semana e os horários devem ser agendados diretamente na secretaria do NETI.

Horário e local de atendimento: Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) – Segundas-feiras: das 8h30 às 9h30/9h30 às 10h30/ 10h30 às 11h30.

-Sextas-feiras: das 9h às 10/ 10h às 11h/ 11h ao 12h.

Telefone/ e-mail para maiores informações: NETI fone: 3721-6198; juliamoreira@gmail.com Professora Responsável Júlia Dubois Moreira, Departamento de Nutrição fone 3721-4158.

 

Nome do projeto: Nutrição e Memória (N&M)

Professor responsável: Francieli Cembranel

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O Curso de Extensão Nutrição e Memória (N&M) tem como objetivo apresentar e discutir o efeito de nutrientes específicos da dieta na função cognitiva, visando incentivar entre seus participantes modificações de estilo de vida que abranjam o hábito alimentar, a fim de contribuir para um envelhecer com autonomia e melhor qualidade de vida. As aulas do curso são presenciais, ministradas 1 vez na semana, com duração média de duas horas, sendo ministradas sob a configuração de três eixos: 1) Envelhecimento, função cognitiva e padrões de alimentação saudável; 2) O papel de micronutrientes específicos da dieta na função cognitiva; e, 3) Compostos bioativos e o papel de outros fatores além da dieta na função cognitiva. O curso destina-se à pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

Horário e local de atendimento: Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI)

Telefone/ e-mail para maiores informações: 3721-2202 Sala da Profa. Francieli na UFSC / nutricao.memoria@contato.ufsc.br

 

Nome do projeto: Ambulatório de Educação Nutricional Infantil do Programa de Educação Tutorial do curso de graduação de Nutrição da UFSC

Professor responsável: Daniela Barbieri Hauschild

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O projeto Amenuti (Ambulatório de Educação Nutricional Infantil), um programa de educação alimentar para crianças e adolescentes até 16 anos. O programa de acompanhamento nutricional consiste em consultas online, de forma individual e em grupo, para quem deseja modificar hábitos alimentares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos responsáveis pelas crianças e adolescentes, através de formulário. O Amenuti é um projeto de extensão composto por integrantes do Programa de Educação Tutorial de Nutrição (PET Nutrição) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Daniela Barbieri Hauschild.

Horário e local de atendimento: Os atendimentos estão ocorrendo de forma online, por meio da Plataforma Google Meet ou similar.

Site de divulgação da atividade: https://instagram.com/amenutiufsc?utm_medium=copy_link

Telefone/ e-mail para maiores informações: amenutiufsc@gmail.com

 

Nome do projeto: Café com Ciência

Professor responsável: Amanda Bagolin do Nascimento

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: Com a ascensão de tecnologias de comunicação percebe-se que a informação tem se propagado rapidamente e alcançado um maior número de pessoas. Nesse cenário, e de forma indesejável, nota-se que, para notícias falsas, esse efeito é ainda mais potente, causando impacto, também, nas áreas da ciência e no campo da nutrição. Diante desse cenário, o Projeto Café com Ciência pretende instrumentalizar e capacitar a população para a melhor compreensão de evidências científicas. Nesse sentido, o projeto oferece cursos de capacitação em métodos de pesquisa e em Saúde Baseada em Evidência, e mantém, na rede social Instagram, o perfil @cafecomciencia.ufsc, onde são publicados conteúdos relacionados à temática. Espera-se que o projeto contribua para o fortalecimento entre Universidade e Sociedade, colabore com a melhora do conhecimento popular sobre alimentação, nutrição e saúde e, também, promova entendimento sobre o processo de construção científico do conhecimento, possibilitando, entre outros, a diferenciação de notícias reais e notícias falsas.

Horário e local de atendimento: Cursos conforme agenda

Telefone/ e-mail para maiores informações: cafecomcienciaufsc@gmail.com e @cafecomciencia.ufsc

 

Nome do projeto: Educação Alimentar e Nutricional na comunidade escolar

Professor responsável: Claudia Soar

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: Com base nos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional e em cadernos de atividades de EAN para o público infantil, alunos de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizarão atividades de EAN, construídas coletivamente com a comunidade escolar. Estão previstas oficinas culinárias, vídeos, contação de estórias, teatro, jogos e canais de mídia social.

Horário e local de atendimento: As atividades acontecerão conforme a demanda.

Telefone/ e-mail para maiores informações: (48) 37215814, claudiasoar@hotmail.com

 

Nome do projeto: Ambulatório de Nutrição Esportiva para atletas e indivíduos fisicamente ativos

Professor responsável: Fernanda Hansen

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: O Ambulatório de Nutrição é um projeto de extensão que busca à promoção da saúde e o incentivo ao esporte por meio de atendimento nutricional. São oferecidas consultas individualizadas e gratuitas para pessoas fisicamente ativas e atletas, especialmente de baixa renda. Os atendimentos são conduzidos por um nutricionista e por estudantes extensionistas do Curso de Nutrição da UFSC.

Horário e local de atendimento: Os atendimentos estão ocorrendo de forma online, pela plataforma Google Meet ou similar.

Telefone/ e-mail para maiores informações: e-mail: ambulatorio.nutriesportiva@gmail.com

 

Nome do projeto: Grupo de Nutrição e Exercício Físico (GNEF)

Professor responsável: Fernanda Hansen

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos: O GNEF é um projeto de extensão da UFSC, com organização e funcionamento semelhantes ao de uma liga acadêmica. É integrado por estudantes de diferentes cursos de Graduação e de Pós-Graduação e por professores do Departamento de Nutrição e de Educação Física, a fim de articular conhecimento, vivências profissionais e trabalho interdisciplinar. O GNEF atua, especialmente, por meio de três formas: (1) Encontros semanais para estudo e discussão de temas relacionados à nutrição esportiva; (2) Organização de eventos (Jornadas de Nutrição e Exercício Físico); (3) Divulgação de encontros, eventos e informações (baseadas em evidências cientifica), que são divulgadas em mídia social (@gnefufsc) ou sites.

Horário e local de atendimento: Há reuniões semanais, abertas ao público interessado. Geralmente ocorrem nas quartas-feiras.

Telefone/ e-mail para maiores informações: Instagram: @gnefufsc