Nota de Pesar: falecimento do professor aposentado Getúlio Dornelles Larratéa

08/06/2022 10:10

É com profundo pesar que o Departamento de Nutrição comunica o falecimento do professor aposentado Getúlio Dornelles Larratéa na última quinta-feira, dia 02/06.

Getúlio foi um grande estudioso dos alimentos e da Ciência da Nutrição e foi um precursor de novas metodologias de ensino. Ele lutou com os demais professores pelo fortalecimento e estruturação do Departamento e do Curso de Nutrição.

O professor recebia com entusiasmo e carinho os estudantes apoiando-os em suas manifestações. Foi também um dos líderes do movimento docente da década de 80 dentro da UFSC, sendo uma fonte de inspiração para estudantes e professores.

Ele era um guardião do Sertão do Peri (Sul da Ilha de Florianópolis) e denunciava ocupações ilegais naquela região. Nós, amigos do Getúlio, esperamos que a causa da morte seja esclarecida o quanto antes.

Mensagens dos professores:

“Que o nosso amigo siga em paz, alegre, livre e faceiro em direção a luz. Foi uma honra conviver com seu espírito irreverente, crítico e sorridente”.

“Siga o teu caminho e obrigada por seres um ser humano ético, democrático, crítico de seu comportamento e da vida e, acima de tudo ser feliz e trazer a felicidade. A UFSC e a vida precisam de mais Getúlios Dornelles Larratéa”.

Os nossos sentimentos aos familiares e demais amigos!

Professores ativos e aposentados do Departamento de Nutrição.

Florianópolis, 08 de junho de 2022.