Nota de Esclarecimento do Colegiado do Departamento de Nutrição aos Discentes do Curso de Nutrição

01/10/2019 23:30

O Colegiado do Departamento de Nutrição reitera o reconhecimento da legitimidade e importância do movimento estudantil no atual cenário vivenciado pela educação pública brasileira, e novamente manifesta seu apoio a esse movimento.

Em resposta à Carta dos Estudantes de Graduação em Nutrição, encaminhada por e-mail pelo Centro Acadêmico Livre de Nutrição no dia de ontem (30/09/2019) aos docentes do Curso de Graduação em Nutrição, referente à deliberação da Assembleia Estudantil, os professores do Departamento trazem as seguintes considerações:

1. O tema foi discutido e deliberado pelo Colegiado do Departamento de Nutrição, reunido no dia de hoje (01/10/2019).
  2. As discussões tiveram como balizas tanto as deliberações da Assembleia Estudantil do Curso de Nutrição, o posicionamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE), as deliberações do Conselho Universitário (CUn) e os trâmites legais e administrativos que normatizam os encaminhamentos possíveis.
  3. A greve dos discentes da UFSC, deliberada em assembleia geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, que representa todos os discentes da instituição, desde o dia 10/09/2019, reconhecida como legítima pelo CUn.
  4. Em reunião extraordinária do CUn no dia de ontem, 30/09/2019, com presença de um grande número de estudantes, o CUn deliberou pela composição de um grupo de trabalho (GT) para formulação de Resolução Normativa sobre a reposição das atividades de ensino, de Graduação e Pós-Graduação, em decorrência da paralisação dos estudantes. O Conselho aprovou as duas propostas de resolução apresentadas na ocasião, uma da Reitoria e outra do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que servirão de base para um único documento a ser elaborado pelo GT. O documento será finalizado em até 3 dias.
  5. Haverá a Paralisação Nacional de 48h pela Educação nesta quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de outubro, aprovada pelo Sindicato dos Professores da UFSC (APUFSC).
  6. Será necessário aguardar a Resolução Normativa a ser apresentada pelo GT (até dia 04/10/2019) e aprovada pelo CUn para os ajustes necessários à reposição das atividades de ensino.
  7. A partir da publicação da referida Resolução Normativa, os Programas e Planos de Ensino das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Nutrição serão ajustados e divulgados.

Florianópolis, 1 de outubro de 2019.

Colegiado do Departamento de Nutrição.

Nota_Esclarecimento_aos_Estudantes.pdf