Atendimento à Comunidade

Nome do projeto: Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Esccolar de Santa Catarina – CECANE/SC.

Professor responsável: Janaína das Neves

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O CECANE/SC presta apoio técnico e operacional aos estados e municípios gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nas ações relacionadas ao programa. Além de sanar dúvidas técnicas e operacionais, o CECANE/SC desenvovle ações de formação e assessoria técnica aos diversos atores sociais envolvidos com a operacionalização do PNAE.

Horário e local de atendimento: De segunda a quinta feira, das 8h às 12h e das 14 às 17; Sextas feiras, das 8 às 12h e das 14 às 16h.
Local: Departamento de Nutrição, sala 220. Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), Bloco A. Campus Universitário – Trindade-Florianópolis/SC. CEP: 88040-900

Telefone/ e-mail para maiores informações: Contato: cecanesc@contato.ufsc.br – Telefone: (48)3721-2784 – Endereço eletrônico: www.cecanesc.ufsc.br

 

Nome do projeto: Programa Nutrição na Terceira Idade (NUTI)

Professor responsável: Júlia Dubois Moreira

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

O NUTI é um ambulatório de atenção à saúde nutricional de idosos participantes das atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). São oferecidas consultas individualizadas gratuitas aos interessados em cuidar da alimentação e adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, voltados às necessidades de cada indivíduo. Os atendimentos ocorrem duas vezes por semana e os horários devem ser agendados diretamente na secretaria do NETI.

Horário e local de atendimento: Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) – horário ainda não estabelecido.

Telefone/ e-mail para maiores informações: NETI fone: 3721-6198; Professora Responsável Júlia Dubois Moreira, Departamento de Nutrição fone 3721-2218.

 

Nome do projeto: Ambulatório nutricional para pacientes com diabetes mellitus do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani São Thiago, Florianópolis, SC.

Professor responsável: Débora Kurrle Rieger Venske

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

Oferece orientação e acompanhamento nutricional aos pacientes com diabetes mellitus atendido no ambulatório do Hospital Universitário Polydoro Ernani São Thiago, visando hábitos alimentares que corroborem para alcançar o controle glicêmico ideal e evitar complicações crônicas associadas à doença, através de metodologias que favoreçam a adesão ao tratamento. Oficinas culinárias e encontros em grupo. Oferecer orientação aos diabéticos quanto às mudanças de hábitos alimentares associadas ao DM acompanhando os mesmos em consultas periódicas. Determinar o estado nutricional dos diabéticos através da avaliação nutricional antropométrica, anamnese alimentar e pesquisa de sinais e sintomas clínicos.

Horário e local de atendimento: terças feiras das 13hs às 16hs na Ala B dos ambulatórios do HU.

Não há necessidade de triagem, mas é preciso encaminhamento pela equipe para agendamento de consulta.

Telefone/ e-mail para maiores informações: 48 37272894 ou diretamente no HU.

 

Nome do projeto: Ações para apoio, estudo e ensino em alimentação e nutrição humana saudável: vegetarianismo e contribuições ao onivorismo.

Breve descrição incluindo os serviços oferecidos:

Avaliação nutricional e alimentar e  orientação nutricional e alimentar para vegetarianos (preferencial) e pretendentes ao vegetarianismo.

Horário e local de atendimento: segunda feira das 8:30 as 12:30h

Inscrições via abertura das mesmas pelo projeto amanhecer- HU  (ocorre uma vez a cada 2 meses por dois dias de inscrições aberto a comunidade) . Aberto a vegetarianos e pretendentes ao vegetarianismo.

Telefone/ e-mail para maiores informaçõesprojetoveg15@gmail.com e  ge.amanhecer@gmail.com . Projeto amanhecer (telefone 37218055)